O que é o vidro blindex e onde utilizá-lo

Quem já foi em alguma vidraçaria deve ter ouvido falar do vidro blindex, mas que tipo de vidro é esse? O blindex é considerado um dos vidros mais resistentes do mercado e tem como características principais ser transparente, possuir paralelismo entre as faces e estar disponível em algumas tonalidades e acabamentos.

Ele alia uma série de vantagens:

  • Pode ser utilizado em diversos produtos;
  • Alta segurança;
  • Excelente durabilidade;
  • Promove um conforto acústico e térmico;
  • É cinco vezes mais forte que os outros tipos de vidro;
  • Em caso de quebra não produz estilhaços pontiagudos, sendo menos cortante.

Como é produzido o vidro blindex?

O vidro blindex também pode ser chamado de vidro temperado e passa por um processo de produção que ocorre dentro de uma têmpera. Nela a matéria-prima é aquecida a uma temperatura muito alta e logo em seguida é resfriada rapidamente, promovendo um choque térmico.

Graças a isso o vidro blindex ganha uma alta resistência mecânica e a mudanças de temperaturas, suportando variações que chegam aos 227ºC. O blindex deve sempre ser fabricado no formato e tamanho em que será utilizado, pois após passar pela temperagem não pode mais receber furos, cortes ou lapidações.

Aplicações do vidro blindex

Devido aos seus benefícios, o vidro blindex é amplamente utilizado na construção civil, tanto em projetos residenciais quanto comerciais e empresariais. Ele é encontrado nas cores cinza, verde, incolor e bronze e em espessuras de 6, 8 e 10 milímetros.

Além disso, o vidro blindex é confeccionado com acabamentos do tipo liso, impresso, refletivo e serigrafado. O liso possui grande versatilidade e garante leveza ao ambiente. Já o tipo impresso é confeccionado através de uma técnica que utiliza rolos para criar desenhos na sua superfície, o que dá um toque de modernidade e mais privacidade.

O refletivo tem a sua aplicabilidade em locais que buscam pela transparência do vidro, mas com um certo controle da luz solar, evitando que ela aqueça muito o espaço, enquanto que o serigrafado é fabricado com uma pintura em esmalte cerâmico, que confere a ele uma maior variedade de cores e padrões. Com isso, o vidro blindex pode ser utilizado em fechamentos de varandas, box de banheiros, fachadas, portas, janelas e divisórias.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende vidro blindex:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende vidro blindex: