O que é e onde se utiliza o vidro duplo
O vidro duplo ou insulado, como também é chamado, tem uma fabricação muito diferente. Ele é composto por duas lâminas de vidro unidas por um perfil de alumínio, contendo uma camada interna de ar desidratado e, em alguns casos, gás argônio, e um hidrossecante, que garante a ausência de umidade no seu interior prevenindo o embaçamento.
Em seguida, ele passa por um processo de dupla selagem, que será responsável por evitar que ocorra uma troca gasosa entre o interior do vidro e o meio externo, garantindo a sua estabilidade. O vidro duplo também pode conter na sua composição uma persiana interna, dando maior privacidade e controle de luminosidade ao local.
Ele não é encontrado pronto para ser comprado e a sua confecção é realizada a partir de um cálculo sobre o ruído disseminado no lugar onde será instalado. Com isso será possível determinar quais os tipos de vidros que serão utilizados, suas espessuras e a necessidade ou não de aplicar o gás argônio na parte interna.
Vantagens do vidro duplo
A principal vantagem do vidro duplo está na possibilidade de poder combinar dois tipos diferentes de vidro, criando assim um produto que se adeque quase que 100% as necessidades. Com isso pode-se usar em uma das camadas o vidro temperado, que é altamente seguro e resistente, e em outra o vidro espelhado, que é mais decorativo e consegue refletir melhor a luz solar.
Graças a isso ele se torna muito versátil e alia ainda outros pontos positivos como:
- Conta com isolamento acústico e térmico;
- É resistente;
- Promove um aproveitamento da luz natural;
- Tem alta durabilidade.
Aplicações do vidro duplo
O vidro duplo pode ser usado na confecção de diversos produtos que serão instalados em variados espaços. Por garantir um melhor isolamento acústico e térmico ele é ideal para aeroportos, estúdios de gravação, casas noturnas, hospitais, locais que necessitam de uma temperatura controlada e até residências, que ficam localizadas em centros de cidades muito barulhentos e em áreas extremamente quentes ou frias. Nesse sentido ele é instalado em janelas, fechamentos de salas, portas e fachadas.