Vidro temperado laminado: Quando usá-lo?

Usar o vidro na decoração é uma tendência que há muitos anos está em alta e muito provavelmente não sairá dos projetos arquitetônicos de casas e espaços comerciais e residências tão cedo. Ele confere sofisticação e requinte aos ambientes, porém, dependendo da forma de utilização é necessário escolher um que possua alta resistência, como o vidro temperado laminado, por exemplo.

Esse tipo de vidro pode ser usado de diversas maneiras, sendo que as suas principais aplicações são:

  • Degraus de escadas;
  • Pisos;
  • Fechamentos de aquários;
  • Fachadas;
  • Guarda-corpos;
  • Claraboias;
  • Coberturas;
  • Visores de piscina.

Como é feito o vidro temperado laminado

O vidro temperado é fabricado a partir de uma têmpera. Nela a matéria-prima é aquecida a temperaturas muito altas para em seguida ser resfriada rapidamente, sofrendo um choque térmico.

Para a fabricação do vidro temperado laminado são utilizadas duas folhas do vidro temperado e uma película, que pode ser de polivinil butiral (PVB) ou etileno vinil acetato (EVA). Junta-se então todas essas partes e as coloca em uma autoclave que por meio de calor e pressão irá fixá-las firmemente.

O único detalhe que deve-se levar em conta nesse processo é que após confeccionado o vidro temperado não pode ser cortado ou furado, portante antes de se tornar laminado ele deve ser produzido de acordo com as medidas em que será utilizado. Após tudo isso basta fazer a instalação do vidro temperado laminado que é realizada por aparafusamento.

Benefícios do vidro temperado laminado

Ao contrário do que se pensa a resistência do vidro temperado laminado não é a sua única característica positiva. Ele também possui alta durabilidade e é forte o suficiente para suportar choques mecânicos e até alterações de temperatura. Outra vantagem desse tipo de vidro está relacionada a sua baixa necessidade de manutenção e sua facilidade de limpeza.

Não pode-se deixar de destacar que ele permite a entrada de luz com eficiência, porém é capaz de gerar uma proteção contra os raios UV ao mesmo tempo. Além disso, o vidro temperado laminado promove um isolamento acústico e térmico do ambiente e é muito seguro, já que em caso de quebra seus pedaços ficam presos a película, sem gerar machucados.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende vidro temperado laminado:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende vidro temperado laminado: